Estudos de Custo
A utilização de indicadores de custo por metro quadrado de área construída para estimativa do custo é comum nas fases de estudo de viabilidade e anteprojeto.
Ao multiplicar o parâmetro pela área a ser construída, tem-se noção do montante requerido.
O Modelo Paramétrico de Custo forma-se a partir da fragmentação do custo global da obra e da definição de Relações Paramétricas de Custo, ou, em inglês, Cost Estimating Relations (CER’s), estabelecendo uma ligação entre estas parcelas de custo e alguma variável relevante na caracterização do projeto.
“O problema da estimação do custo a nível de estudo preliminar começa pela limitação de dados característicos confiáveis para caracterizar a obra em questão. Não obstante, há um grupo de variáveis que são bem determinadas a esse nível, entre elas destacando-se: tipo de habitação, caracterizada pelos números de quartos e de todos os cômodos, o que dá uma idéia da dimensão do número de banheiros, etc; número de apartamentos por pavimento; número de pavimentos tipo; número de pavimentos não tipo; área bruta de cada apartamento, área com paredes; nível de acabamento definido pela especificação das classes: luxo, média, popular ou baixa.” (TRAJANO, 1988)
Com base em empreendimentos similares elaboramos um estudo de custo de acordo com sua área de construção considerando todas principais características do empreendimento que afetam no custo final: tipo de estrutura, subsolos ou sobressolo, tipos de acabamento de fachada, acabamentos internos que serão entregue, entre outros.
Auxiliamos também nas alterações de produto informando as diferenças de custo a serem consideradas em cada caso.
“Uma estimativa é um documento permanente que serve como base fundamental para decisões de negócio. Assim, deve se apresentar em uma forma com a qual possa ser entendida, controlada, verificada e corrigida.” (CARR, 1989)